Anime EM ALTA

Mistério sobre o cronograma da terceira temporada de one-punch man intriga fãs

A longa espera entre o anúncio e o início da produção da terceira temporada de One-Punch Man levanta questões sobre o planejamento da animação.

An
Analista de Mangá Shounen

25/10/2025 às 08:52

20 visualizações 5 min de leitura
Compartilhar:

A confirmação da terceira temporada do aclamado anime One-Punch Man, anunciada ainda em agosto de 2022, gerou grande expectativa na comunidade de fãs. No entanto, o que tem chamado a atenção é o calendário de produção, que parece ter uma lacuna significativa: os trabalhos de animação propriamente ditos teriam começado apenas em março deste ano. Essa diferença de meses entre o anúncio oficial e o início efetivo da produção levanta dúvidas sobre o que a equipe esteve desenvolvendo durante esse período intermédio.

Em produções de animação de alto nível, especialmente aquelas que lidam com a expectativa de suceder obras de grande sucesso como One-Punch Man, o tempo de janela entre o acerto de produção e o início da animação quadro a quadro é vital. Frequentemente, esse período não é ocioso; pelo contrário, ele é preenchido com etapas cruciais de pré-produção.

O que acontece antes da animação de fato

A criação de uma temporada de anime envolve diversas fases técnicas e criativas que demandam tempo considerável. Embora um espectador possa associar a produção unicamente ao desenho animado em movimento, o desenvolvimento de uma temporada de sucesso exige, primeiramente, a consolidação da equipe chave. Isso inclui a definição do diretor, roteiristas adaptados para a nova leva de capítulos do mangá, e a escolha do estúdio responsável pela execução visual.

Para títulos de grande orçamento e visuais complexos como One-Punch Man, a pré-produção avançada é essencial para garantir a qualidade gráfica que o público espera. Este estágio pode envolver:

  • Storyboarding detalhado: O mapeamento quadro a quadro das cenas de ação e diálogo.
  • Design de personagens e cenários: Finalização de modelos para novos elementos que surgirão na trama.
  • Definição da paleta de cores e estilo visual: Processos que garantem a coesão estética com as temporadas anteriores, ou a introdução de novas técnicas visuais.
  • Planejamento de CG e efeitos visuais: Etapas complexas, especialmente em sequências de batalha explosivas típicas da série.

Se a produção começou em março, cerca de sete meses se passaram desde o anúncio em agosto de 2022. Embora pareça um longo tempo, esse período pode ter sido dedicado integralmente à criação dos pilares conceituais e técnicos necessários, assegurando que a animação em si possa ser executada com a máxima eficiência possível, minimizando adiamentos posteriores.

A pressão pela qualidade visual

Dada a reputação da série, a pressão sobre o novo estúdio, o Madhouse, ou o estúdio que estiver à frente, é imensa para replicar ou superar os padrões visuais estabelecidos. A manutenção de um cronograma apertado após um longo período de planejamento sugere que os responsáveis priorizaram garantir que todos os elementos fundamentais estivessem prontos para otimizar o tempo de animação, um recurso caro e demorado. O foco parece estar em entregar um produto final à altura da narrativa de ONE e Yusuke Murata.

An

Analista de Mangá Shounen

Especializado em análise aprofundada de mangás de ação e batalhas (shounen), com foco em narrativas complexas, desenvolvimento de enredo e teorias de fãs. Experiência em desconstrução de arcos narrativos e especulações baseadas em detalhes canônicos.